Berinjela ao forno (Transcrição do Vídeo).


Terapia da Cozinha

Vídeo desta receita

Olá coleguinhas do Terapia da Cozinha. Eu sou Claudia Compri, e hoje nós vamos trazer para vocês, seguindo a nossa linha vegetariana, um prato bem leve, natural, saboroso, nutritivo e super fácil; berinjela ao forno. Bora ver como faz?

Para a nossa berinjela ao forno, nós vamos precisar fazer um molhinho de tomate, super fácil e nutritivo. Para o nosso molhinho de tomate nós vamos precisar de cebola raladinha, e alho. Cheiro verde, aqui eu tenho salsinha, cebolinha, um pouquinho de alho poró e manjericão. E dez tomatinhos sem semente e sem pele. Azeite e sal. Na nossa panela tem então, uma colher de sopa de azeite e o sal. Eu ligo o fogo, A gente coloca, para refogar, nossa cebola e o nosso alho. Não tem segredo fazer o molhinho de tomate super saboroso. A cebola começando a ficar douradinha, a gente joga o nosso tomatinho. O tomate, pessoal, ele solta água. Então a gente vai colocar só mais um pouquinho de água. E deixar ele soltar a sua aguinha. Aqui, nós vamos aguardar o tomate formar um bolinho. Então a gente tampa e deixa ele apurar.

A água ferveu, e o nosso molhinho começando a encorpar. Veja só, começando a encorpar com os tomatinhos. Aí a gente vai jogar o cheiro verde, e deixar ele terminar de encorpar com o cheiro verde. Esse molho, gente, ele fica com uns pedacinhos de tomate, tá? Esse tomate, ele não dissolve por inteiro. É um molhinho de tomate mesmo. Aqui não vai quimica, tudo natural. E esse cheiro verde, gente, é da nossa horta. O Terapia da Cozinha também tem horta.

Enquanto ele termina de encorpar, a gente prepara a nossa berinjela. A berinjela, gente, ela tem que ser cortada assim, ó, você tira as pontas, tira a superficie dela inicial, e corta ela assim, ó, em fatias, tá, e a gente deixa aqui de molho. Olha, ela está de molho qui nesta água para tirar a acidez da berinjela, a vinte minutos mais ou menos. Com água e sal. Já faz esse tempo que ela está aqui, ó. Vocês percebam que a água dela aqui, ó, já está mais escurecida. Tá vendo? O que a gente vai fazer então, a gente vai escorrer essa berinjela, e espremer ela para ficar bem sequinha, porque depois ela solta uma água natural. Lembrando que aqui ela já foi salgada, ok?

Escorrida a água, a gente espreme as berinjelas, olha só, o excesso de líquido dela sai, aí aqui não tem jeito, tem que espremer com a mão mesmo, tá, ó. Você espreme, ó. Todo o excesso de água dela sai. Olha só, escorreu tudo, ok? Aqui, a berinjela já está pronta para o preparo.

Pessoal, olha só. Nosso molho já encorpou, tá vendo? Encorpadinho, nosso molho de tomate. Vamos desligar. E montar agora as camadas da berinjela no pirex, tá ok?: Bora lá.

Eu tenho aqui, ó, uma mussarela ralada, ok? Aqui do lado. E aí eu vou montar então, agora, a berinjela qui no pirex. Então a gente póe uma camadinha do molho, do nosso molhinho de tomate. Aí nós colocamos a berinjela. Outra camada do molhinho. Agora com um pouquinho mais de tomate. E agora um pouco da nossa mussarelinha raladinha. Agora, aqui, não precisa mais molho, gente. Agora a gente vai para a berinjela. Outra camada. Agora sim, mais um pouquinho do molho. Mais mussarela. A última camada, pessoal. Aqui a gente parte, assim, ó. Para colocar ela mais esparramadinha. Porque sobraram três, então a gente põe elas assim, ó. E aqui a gente joga o restante do tomatinho. E aí, pessoal, eu vou pegar agora, para a gente encerrar o prato, a gente cobre com um pouco de mussarela. Mas a gente cobre com fatias, não mais com ela ralada. A gente coloca ralada só no meio dela. Só um instante que eu vou buscar as fatias. Aqui, ó. Ponha um pouco, não muito, tá! Só para cobrir mesmo. Aí, aqui a gente rega com um pouquinho de azeite. E, bora, forno.

Pessoal, trinta minutos depois, no forno, aqui está a nossa berinjela. Vamos cortar ela e por no prato para ver como ficou? Vamos tirar um pedacinho. Super cheirosa, pessoal. Deixa ver. Isso aqui acompanha qualquer prato que você desejar. Até sozinha você pode comer, viu! Ah, pessoal, divino isso aqui. Acompanha o prato que você preferir. Aqui para casa eu fiz um arroz integral e uma salda de alface com mussarela de búfula. É o Terapia da Cozinha, brincando de cozinhar com você. E bora lá brincar de cozinhar com a gente? Se você gostou deixe o seu joinha se inscreva no nosso canal. Até a próxima.

Dicas relacionadas